oficinas

Oficina de projeto: Fernando Oliva

O objetivo deste workshop é aparelhar os artistas a entender e se aproximar dos critérios – muitas vezes nebulosos e insondáveis – presentes em um contexto de seleção de projetos em arte contemporânea por um júri de especialistas.

Ao final da oficina, os participantes devem se sentir mais bem preparados para estruturar sua apresentação, tanto do ponto de vista do vocabulário e do desenho gráfico escolhidos, como das estratégias por trás da proposta.

Nos últimos anos, a noção de “especificidade” tem sido empregada por júris de salões, temporadas e programas como fator determinante – nem sempre claro, porém eliminatório. Deste modo, é fundamental que o artista esteja preparado para responder a esta demanda subjacente às escolhas. Em muitas destas situações tampouco está claro a relevância do portfólio. Ou seja, o mais sensato talvez seja buscar um equilíbrio entre as opções. Entre a ousadia do ineditismo e a cautela do percurso já avalizado pelo circuito, opta-se por uma “terceira via”, uma saída pelo centro.

Haverá um encontro inicial com os participantes (dia 9/10) no qual será iniciada a atividade a ser desenvolvida para a oficina e também indicada bibliografia. A partir desse encontro ocorrerá um acompanhamento (via internet, por email) que culminará em um segundo encontro presencial (dia 19/11) no qual os projetos deverão ser apresentados e discutidos coletivamente.

Informações sobre os preparativos da oficina
Sobre Fernando Oliva

Formulário de inscrição

Obrigado pelo interesse, mas as inscrições já foram encerradas!

Artistas selecionados para participar



http://projetosnatemporada.org/eventos/oficinas/oliva/index.shtml
versão do dia 08/10/09 às 20h01 PDT acessada em 23/06/2017